O MARKETING APLICADO AO FOTÓGRAFO PROFISSIONAL

April 15, 2017

“…fotografias boas já quase toda a gente faz. Temos é de fazer fotografias excepcionais”.
“Há uma hora de partida mesmo quando não há lugar certo para ir” Tenesse Williams

Nunca é tarde para darmos uma volta á nossa vida e começar tudo de novo, se necessário. O tempo é de crise e devemos aproveitar este tempo para reformular a nossa vida e questionar tudo. 

A tendência actual é que perante a crise é de baixarmos os preços e entrar numa zona concorrencial onde existe uma multidão a mover-se. Faz-me lembrar um lago que começa a secar no verão e onde não há espaço viver e comer para todos os crocodilos. Chega uma altura em que os animais se comem uns aos outros.

Os tempos que correm para os fotógrafos são de destacarem-se perante o incremento da fotografia digital acessível a todos.
 
Quantos de nós não fotografámos casamentos em que está sempre um convidado ao nosso lado aproveitar os nossos ângulos ou um amigo que fotografa o casamento e dispensam o fotógrafo. 

Temos que valorizar o nosso trabalho e isso passa pelos preços que damos mas também pela nossa permanente actualização . Temos que ser diferentes e melhores. Porque fotografia boas já quase toda a gente faz. Nós temos que fazer fotografias excepcionais.

A criação de um site em que mostremos ao potencial cliente a nossa arte, a nossa permanência nas redes sociais, a aposta no nosso nome como uma marca de prestígio.

O contacto com outras pessoas “networking” como forma de abrir o nosso leque de potencias clientes feito de uma forma não agressiva é o caminho que o Fotógrafo/Empresário tem de correr.

Fazer wokshops e cursos de fotografia com os melhores fotógrafos em áreas que vão desde casamantos, passando pela moda e pelo Photoshop. Temos também recursos infindáveis para aprender na internet, através de sites, blogs, do you tube, etc.

Existe também uma parte importante que os fotógrafos profissionais têm que valorizar: a componente ética. A ética não é só termos os impostos em dia, é também não dizermos mal dos outros colegas de profissão e cumprirmos o contrato com o cliente escrupulosamente.
 
Não se esqueça que o melhor marketing é o de um cliente satisfeito. Um cliente satisfeito diz bem de nós e recomenda-nos a outros potenciais clientes.

Há um excelente fotógrafo meu amigo que diz que a fotografia de casamentos deve ser encarado como um “artigo de luxo”, mas para valorizarmos o nosso trabalho como um “artigo de luxo” temos que fazer um trabalho irrepreensível que passa por um contrato feito e assinado pelo fotógrafo e o cliente, dar-mos o melhor no nosso trabalho e a sua apresentação
 
O meu lema é “A fotografia é uma jóia, o álbum um tesouro”.

Jorge Alves, Fotógrafo Formador
Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square